sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cabelos


Assim como a pele, os cabelos devem receber cuidados sempre e merece uma rotina dedicada a eles. Para começar, é necessário que você saiba que tipo de cabelo você tem para comprar os produtos adequados a ele. O básico que todas as pessoas devem ter é um shampoo e um condicionador, mas podemos acrescentar à rotina dos cabelos produtos de tratamento como máscaras, leave in...  As opções de produtos para cuidar dos cabelos hoje são imensas!
Na hora do banho opte por água morna, pois a água muito quente prejudica as cutículas dos fios e o cabelo acaba ficando opaco e quebradiço. Já a água muito fria estimula as glândulas sebáceas deixando o cabelo oleoso. O mais indicado é não colocar o shampoo nem condicionador diretamente no couro cabeludo e sim nas mãos, para que possamos espalhar o produto antes de levá-lo a cabeça. Outra indicação feita por especialistas é: durante a lavagem, utilize as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo. Isso estimula os bulbos capilares deixando os cabelos mais saudáveis.   
O término da lavagem também merece atenção: JAMAIS esfregue a toalha no couro cabeludo. Isso danifica os fios devido à fricção. O ideal é dar tapinhas com a toalha para retirar o excesso de umidade dos cabelos. Feito isso, ainda com os cabelos úmidos, é hora de aplicar os produtos leave in (cremes para pentear, soros...). Aqui fica uma dica para quem tem cabelo cacheado: aplicar o produto e depois, com os próprios dedos, refazer os cachos. Isso os deixa mais bonitos e arrumados.
Os produtos termo-ativos são muito bem vindos na hora de secar os cabelos. Estes produtos selam as escamas dos fios e protegem seu interior. O ar mais indicado para quem faz uso do secador diariamente é o ar frio, por isso opte por secadores com regulagem de temperatura.

Dicas:
·        O shampoo deve ser aplicado duas vezes durante o banho, segundo os especialistas.
·        Já o condicionador, deve ser aplicado uma vez apenas, no comprimento do cabelo. A raiz deve ser evitada, especialmente em cabelos oleosos.
·        Antes de usar qualquer produto para tratamento, leia atentamente as instruções do fabricante e não abuse do produto ou de seu uso. Isso pode prejudicar os fios e o bulbo capilar.
·        Evite usar presilhas, elásticos e afins. Seu uso excessivo quebra os fios do cabelo.
·        A dica mais importante: cuide da sua alimentação. Uma alimentação balanceada com vitaminas e proteínas ajuda a manter o aspecto saudável do cabelo.

Um comentário:

  1. Muito boas essas dicas, vou tentar ler mais esse blog!

    ResponderExcluir